Coleta seletiva em Condomínios

Fonte da Imagem

Você sabia que, dependendo do porte do condomínio, um único prédio residencial pode gerar centenas de quilos de lixo por semana.

Pensando nisso eu acho que todo condomínio tem o direito e dever de dar o destino ao lixo que é gerado, e a grande maneira de dar esse destino ao lixo é aderindo a coleta seletiva.

Se o município não oferecer suporte para a coleta seletiva dentro do condomínio, é possível contratar diversas empresas de reciclagem, que são especializadas em reciclagem.

Antes de começar a coleta seletiva, é preciso ter uma estrutura planejada para receber o material separado. Para isso veja a seguir como proceder.

 

Local de armazenamento

A primeira etapa da coleta seletiva em condomínios é definir o local de armazenamento, mas para isso é preciso ter em mãos algumas informações, como:

  • Volume de descarte semanal
  • Número de coletores necessários para atender a demanda
  • Tipos de coletores
  • Tempo de coleta

Após ter as informações acima, já é possível definir o espaço necessário para abrigar o descarte do condomínio.

Lembre-se de sinalizar onde é o local de descarte, para que os condôminos saberem onde largar o lixo.

 

Separar o material reciclado do lixo

O ideal é que cada morador separe seu próprio material, dessa maneira a coleta seletiva será mais rápida e ágil, além é claro da grande contribuição que cada um estará oferecendo ao meio ambiente, mas, se não houver cooperação por parte dos condôminos, o ideal é contratar uma empresa terceirizada para realizar a coleta, essas empresas são especializadas em reciclagem e saberão dar o destino certo para cada material.

 

Treinando os moradores

Coleta_seletiva_em_condomínios.jpg.jpeg (1000×500)

Fonte da Imagem

É sempre bom oferecer, aos condôminos, palestras sobre reciclagem e a importância da reciclagem no meio ambiente. Saiba que é difícil acreditar, mas ainda nos dias de hoje, muitas pessoas ainda não sabem o por que de existir a reciclagem e qual os benefícios que ela oferece ao nosso meio ambiente, por essa razão sempre mantenha os moradores em constante treinamento, seja por meio de folhetos, palestras e reuniões de conscientização, essa será a melhor maneira de “educar” os moradores quanto a importância da coleta seletiva e da separação do material reciclado.

 

Como foi possível observar ao longo do artigo, a coleta seletiva é muito importante para o meio ambiente e é primordial que todos os condomínios selecionem o material descartado pelos moradores, lembre-se que o meio ambiente agradece. Para continuar acompanhando novos artigos, tão interessantes quanto esse, continue seguindo nosso site, tudo o que você precisa saber sobre condomínios está em condoinfo.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *