Identificando Tubulação pelas Cores

Encanamentos.jpg (956×667)

Ao realizar a construção de um empreendimento habitacional é preciso instalar diversos tipos de tubos, entre eles estão:

  • Ar comprimido: Pouco utilizado em condomínios, mas alguns possuem ar comprimido na garagem ou piscina.
  • Rede elétrica: Normalmente os fios elétricos são passados através de uma eletro-calha de metal, mas em muitos casos utiliza-se eletroduto.
  • Rede hidráulica: A tubulação hidráulica é a que abastece as unidades habitacionais.
  • Rede de gás central: A rede gás é muito utilizada atualmente pois facilita o abastecimento.
  • Rede de Ar condicionado central: Muito pouco utilizado no Brasil, exceto em condomínios sofisticados.
  • Rede de prevenção de incêndios: A rede de incêndio é obrigatória em qualquer empreendimento.
  • Rede de aspiração central: Outro sistema que não é tão utilizado, esse método consiste em uma entrada, normalmente no rodapé, para onde o condômino varre o pó da casa e o mesmo é sugado pela rede.

Praticamente todas as redes acima são instaladas em condomínios, com exceção do ar condicionado e aspiração central e gás comprimido, esses são raros.

Com toda essa diversidade de rede dificilmente alguém conseguiria identificar algum tubo se não houver identificação no mesmo, para essa função existe as cores padronizadas pela ABNT através da NBR 6493.

É muito importante que o condomínio se mantenha padronizado com a regra de cores pois essa simples ação facilita muito as atividades de manutenção e proporciona maior segurança e confiabilidade no condomínio.

 

Por que a identificação de tubos é importante?

Verti_Dicas_EntupimentosCondominio.jpg (700×225)

Se você ainda não se convenceu, darei a você dois exemplos que com certeza irão mudar sua opinião sobre o assunto, veja a seguir:

  • Situação de incêndio.

Imagine que um incêndio ocorre no condomínio, quando os bombeiros chegarem eles levarão o dobro do tempo necessário para identificar a rede de incêndio, além disso a rede elétrica deve ser desligada, se não for possível chegar aos disjuntores os bombeiros deverão cortar os fios, se não houver identificação será mais trabalhoso realizar essa tarefa.

  • Situação de manutenção

Agora imagine que há um problema na rede de gás, quando o responsável para realizar a tarefa chegar será difícil identificar quais são os tubos, além disso pode acontecer ligações erradas, por exemplo, a rede de gás ligada na de ar comprimido.

Acredito que você já se convenceu da importância da identificação das cores de sistemas e tubulações, agora veja a seguir, na tabela, quais são as cores e a notação Munsell (Utilizada para padronizar a cor).

Sistema Cor Padrão Notação Munsell
Abastecimento de agua Verde 2.5 G 3/4
Sistema de incêndio Vermelho 5 R 4/14
Sistema de ar comprimido Azul 2,5 PB 4/10
Sistema elétrico Cinza- escuro N 3.5
Gases não liquefeitos Amarelo 5 Y 8/12
Rede de esgoto Marrom 2.5 YR 2/4
Sistema de Vácuo Cinza Claro N 6.5
Sistema de vapor Branco N 9.5

 

Agora que você já conhece as cores padrões para cada tipo de sistema já pode realizar a inspeção do seu condomínio, lembre-se de continuar acompanhando o blog, em breve voltaremos com ainda mais conteúdos importantes sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *