Refletindo sobre segurança em Condomínios

233Consultoria-em-Seguranca-de-Condominios-(Foto-Ilus.jpg (980×433)

Nos dias de hoje está cada vez mais difícil manter a segurança do local em que vivemos, a verdade é que sempre houve a sensação de insegurança ao transitar pelas ruas, mas hoje em dia essa sensação nos acompanha até mesmo em nossos lares.

Em condomínios essa situação não é diferente, a todo momento um condômino está sendo invadido ou assaltado, mas é preciso saber que muitas vezes essas situações acontecem por que os condôminos não investiram em planos de segurança.

Se você se interessou e quer incorporar algum sistema de segurança ou tomar medidas de prevenção, você está no lugar certo, ao longo do artigo será transmito ao leitor como medidas simples podem proporcionar maior segurança dentro de um condomínio.

Encarando problemas de segurança

O primeiro passo para aumentar a segurança é discutir sobre o assunto, isso mesmo, muitas vezes o assunto de segurança não é debatido em reuniões do condomínio por gerar divergências de opiniões, mas isso não pode acontecer, é preciso que a segurança do condôminos sempre esteja presente em reuniões de condôminos.

Talvez nesse momento você esteja pensando: “mas o que levar em consideração ao montar um plano de segurança. Pois, é sobre isso que falaremos a seguir, confira!

 

Montando um plano de segurança

seguranca-predial.jpg (866×577)

Primeiramente é preciso conhecer os arredores do condomínio, se o local tiver alto índice de criminalidade isso deve ser levado em consideração.

Outro fator que deve ser levado em consideração ao montar o plano de segurança é as visitas, isso mesmo, muitos criminosos se dizem “visitantes” e entram no condômino para cometer delitos.

Para evitar situações como a descrita acima oriente sempre a portaria a manter um controle rígido sobre as pessoas que entram e saem do condomínio, exigindo sempre documento de identificação e se possível contatar o morador para averiguar se a visita é verdadeira ou não.

 

Outros fatores que devem ser levados em consideração.

4baa482d90346976f655899c43573d65_XL.jpg (725×375)

Veja a seguir o que levar em consideração para montar o plano de segurança do seu condomínio:

  • Adquirir sistemas de segurança e realizar a manutenção preventiva dos mesmo

Veja a seguir equipamentos primordiais para manter o condomínio seguro:

  • Alarmes

Alarmes devem ser vistoriados diariamente e sempre devem estar armados em locais estratégicos.

  • Câmeras de vigilância

Câmeras de vigilâncias são ideias para que os vigilantes possam controlar as áreas do condomínio.

  • Portões automáticos

Portões automáticos facilitam o trabalho da portaria e do condômino, pois não há como esquece-los abertos.

  • Portão de segurança

O portão de segurança trata-se de um segundo portão que só deve ser aberto quando o primeiro for fechado.

  • Treinar os condôminos em casos de emergência e situações de risco
  • Contratar empresas de auditoria de segurança

Além dos itens acima, é logico que deve-se procurar uma empresa especializada em segurança patrimonial para atuar no condomínio.

Agora que você já sabe os principais fatores da segurança em condomínios irá olhar com outros olhos para o condomínio em que vive.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *