Gerador, o que é e por que utilizar?

empresa-de-instalacao-de-gerador-em-condominio.jpg (799×479)

O gerador não é algo, digamos assim, primordial em um condomínio, mas sua aquisição, se ainda não houver, proporciona maior conforto para os condôminos, aumentando assim a qualidade de vida de quem mora no condomínio.

Se o seu condomínio está interessado em adquirir um gerador, veja agora tudo o que é necessário saber sobre o equipamento.

Como funciona um gerador?

O gerador de energia, como próprio nome diz, é responsável por alimentar equipamentos quando a energia elétrica for danificada ou desligada.

A quantidade de equipamentos que um gerador pode alimentar esta diretamente ligado a potência que o mesmo tiver, potência essa que é medida em KVA(Kilovoltampere).

Teoricamente quanto mais KVA um gerador tiver maior será sua potencia e por sua vez mais equipamentos o gerador poderá alimentar.

O gerador é movido a combustível, normalmente diesel, mas pode ser também etanol, biocombustível ou gás natural.

Quando se trata de custo x beneficio o mais utilizado é a base de diesel, pois além de proporcionar maior desempenho é economicamente mais viável.

O que deve ser alimentado pelo gerador?

geradordeenergiaparacondominio_04-51-00.jpg (1024×682)

Antes de escolher o gerador deve-se planejar o que o mesmo irá alimentar, vale ressaltar que quanto mais equipamentos, mais forte deverá ser o gerador, por essa razão na grande maioria das vezes o gerador só alimenta luzes, sistemas de segurança, interfones e os portões.

Se o gerador for forte é possível manter um elevador funcionando mas é preciso orientar os condôminos quanto a sua utilização durante o funcionamento do gerador.

 

Quanto tempo o gerador se mantem funcionando?

O tempo que um gerador se mantem funcionando depende exclusivamente do quanto de combustível o mesmo possui, ou seja, quanto mais combustível melhor, mas vale lembrar que existe regras rígidas quanto a quantidade de combustível a ser armazenada em um gerador, mas vale ressaltar também que o mesmo pode ser abastecido enquanto estiver ligado.

Por questões de segurança dos moradores é proibido que o abastecimento seja realizado internamente, sendo necessário a contratação de uma empresa especializada para esse fim, vale também ressaltar não se deve buscar diesel em postos de combustível e muito menos armazena-los no condomínio, isso é proibido e gera problemas para o condomínio.

 

Questões de segurança

gerador-de-energia-para-condominio-1140x480.jpg (1140×480)

Como estipula a norma, o gerador é um equipamento de segurança e o mesmo deve estar isolado e não deve ser permitida a circulação do mesmo.

A manutenção do gerador deve ser feita regularmente por pessoas especializadas a autorizadas para esse fim, pois o manuseio ou alteração indevida do equipamento pode causar acidentes sérios e incêndios no condomínio.

O local onde o gerador estiver deve estar sinalizado para que crianças e adultos possam ver, para isso basta utilizar placas informativas.

Como pode se observar o gerador proporciona maior conforto para os condôminos em momentos de falta de energia elétrica, mas sua instalação e manuseio requerem cuidados.

Se você gostou do artigo e quer saber ainda mais sobre o assunto, não deixe de nos acompanhar em breve voltaremos com novidades.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *