Fachada, a cara do condomínio

MAQUETE+ELETRONICA-PREDIO+PORTO+SEGURO+2-ITAGUAI-RJ.png (1024×576)

Praticamente todo mundo já ouviu dizer que o modo como nos vestimos reflete na imagem que transmitimos para as pessoas, por exemplo:

Se nos vestirmos de forma social estaremos refletindo seriedade, mas se nos vestirmos como marginais essa será a impressão que será passada.

O mesmo acontece quando falamos de fachada, se o condomínio em que vivemos estiver largado as traças, por assim dizer, quem estiver olhando de fora achara que os moradores são relaxados.

Por mais que a palavra acima pareça forte é exatamente assim que parecemos ao deixar o local em que vivemos em mau estado de conservação, por essa razão é preciso zelar pela fachada do condomínio e a manter sempre em ordem.

 

Como se planejar para realizar a manutenção da fachada

091dc07705584b6f472a78d0c94a6122_XL.jpg (725×375)

Manutenções de grande porte, como é o caso da fachada, gera um alto custo e esse é o principal motivo pelo qual muitos condomínios acabam se acomodando e sempre utilizando aquela famosa frase: “Vamos deixar para o ano que vem”.

O fato é que se a manutenção da fachada não for planejada a obra nunca será realizada, por essa razão é preciso planejar a manutenção com antecedência, para isso define-se o valor que será disponibilizado para realizar a manutenção e divide-se por 12 ou 24 meses, conforme os condôminos acharem melhor, então passa-se a pagar um valor que será destinado para esse fim.

Quais locais merecem atenção especial?

contratar-limpeza-de-fachada-em-condominio.jpg (400×300)

Para que haja planejamento é preciso prever o que irá acontecer ao longo do ano, dessa maneira será possível determinar o valor que será gasto, o principal meio de fazer isso é olhando para o ano que passou e realizando uma inspeção completa na fachada do condomínio.

Durante a inspeção deve-se anotar todas as áreas que precisam de manutenção e também averiguar as áreas que não se deterioram mas sofreram algum tipo de dano.

Para realizar esse tipo de inspeção muitos condomínios estão utilizando drones, isso mesmo, utilizar drones tem sido uma alternativa barata e simples de realizar inspeção em fachadas de empreendimentos habitacionais,

Meu condomínio é novo e eu já quero planejar a manutenção da fachada, o que levar em consideração?

Para montar um plano de manutenção deve-se levar em consideração os seguinte fatores?

  • Pintura

A pintura da fachada é primordial, deve-se incluir sempre no plano de manutenção.

  • Áreas que recebem umidade

Áreas que recebem umidade, como calhas e caixas de agua, se deterioram mais rapidamente, deve-se incluir a manutenção dessas áreas no plano de manutenção.

  • Platibandas

Acabamentos horizontais e platibandas se danificam mais rapidamente, é preciso estar atento a esse fato.

Como é possível observar o condomínio deve manter um planejamento de manutenção no que se refere a fachada do condomínio, pois do contrário será cada vez mais difícil e caro realizar essa manutenção, vale salientar que a contratação de empresas especializadas pode facilitar muito a vida do condomínio.

Se você gostou do artigo e quer receber mais conteúdo de qualidade continue nos acompanhando, em breve voltaremos com mais novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *